terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gerando curvas de nível a partir de imagens SRTM no Civil 3D 2012

O Civil 3D através do AutoCAD Map, possibilita gerar gurvas de nível a partir de imagens SRTM.
A grande vantagem neste processo é que além de podermos obter imagens SRTM de todo o território brasileiro, estas são gratuitas.

Para baixar as imagens, acesse o seguinte endereço: http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/download/index.htm




Nesta página, escolha o Estado de interesse e abrirá a seguinte tela:


Clique na folha na articulação apresentada e na página que abrirá, clique em Arquivo para download:----KBytes.


De posse das imagens, para que sejam geradas as curvas de nível, proceda conforme o vídeo abaixo:

7 comentários:

  1. Olá amigo,estou começando a utilizar a parte do MAP, do Civil 3D, porém uma das minhas duvidas é justamente de como extrair as curvas de nivel de imagens SRTM, já tentei do geito que você mostra nesse post. Já tentei utilizando na abra prospector do civil 3d, em surface, botão direito e selecionando o creat surface from DEM, ja tentei, criando uma superficie nova, expandindo o Definiton e em DEM Files, adicionando a imagem SRTM e nada, gostaria que pudesse me explicar o que está acontecendo? será que é um bug do Civil haja vista que tambem fiz do mesmo modo que demostra no video?
    OBS: Utilizo o Civil 3D 2012 64Bits, note com 6gb de ram, 750GB de HD, 1GB de Video Nvidia Gforce.
    Será que é problema de Harware, Software ou PeopleWare? rsrrs

    P.S. faço igual a você para enviar os pontos para estação inclusive tenho um tutorial que disponibilizei no forum do civil da autodesk
    http://forums.autodesk.com/t5/AutoCAD-Civil-3D-Portugu%C3%AAs/Enviar-dados-corredor-para-esta%C3%A7%C3%A3o/td-p/3000714
    da uma olhadinha depois.
    Obrigado pela atenção

    Anderson Santos de Oliveira
    Técnico em Agrimensura
    Graduando em Engenharia de Agrimensura
    Certified Associate Autocad Civil 3D 2011
    http://www.4shared.com/document/KfSL2QWH/Certificado_Civil_3D_-_Anderso.html
    +55 31 8865 8202

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anderson, boa noite!

    Obrigado por visitar meu blog e meu canal youtube, eu já tinha visto seu post no forum, muito bacana.

    Vamos à alguns pontos...

    1 - Para que uma imagem SRTM (.TIF), seja carregada e dela, estraídas as curvas de nível, deverá seguir os passos deste víideo.

    2 - Para os modos Create Surface from DEM e gerar uma superfífie, expandir e escolher Add DEM file, não tenho encontrado registros que funciona com as imgens SRTM (.TIF), apesar de ter esta opção nestes modos.

    De qualquer forma, vou verificar este caso esta semana e qualquer novidade, posto aqui no blog.

    Você poderia me enviar ou depositar em um disco virtual esta sua imagem SRTM para eu poder analisar? De preferência com os arquivos .aux e .rrd?

    3 - Os dois modos do item 2 (acima), funcionam corretamente com arquivos .DEM, .ADF, .ASC e .TXT.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, no caso utilizei exatamente a mesma imagem do seu exemplo. Por isso to mais injuriado ainda, segue os mesmo passos e a mesma imagem e mesmo assim não deu certo.

    ResponderExcluir
  4. As perguntas que tenho são:
    - Seu Civil 3D está atualizado?
    - Poderia gerar um vídeo ou print's de todos os passos que está fazendo e enviar para meu email para ver?
    - Poderia me enviar o arquivo .dwg que não deu certo para eu avaliar??
    Mande para o email: alexlibrelon@gmail.com.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Anderson, boa noite!

    Vou postar um trecho da resposta que enviei por email para que outros visitantes que passaram ou venham passar pelo mesmo problema, tenham uma solução.

    O que está ocorrendo é, ao gerar as curvas de nível, o seu Civil 3D não está adicionando o arquivo gerado durante o procedimento, o se-23-y-b.SDF.

    O Arquivo SDF significa Spatial Data File, usado no Map e no MapGuide, funciona como um Personal Geodatabase do ArcGis.

    Bom, para trazer este dado para seu mapa, você poderá conectá-lo, via FDO, semelhante ao conectar o SRTM porém, escolhendo como opção, Add SDF Connection.

    Agora, para concluir os passos que estão no meu vídeo, que é gerar a elevação das curvas de nível e em formato .DWG, você deverá importar o arquivo .SDF gerado, através do comando MAPIMPORT.

    Aí, é só seguir os passos do vídeo: http://alexlibrelon.blogspot.com/2011/11/reprojetando-e-transformando-shapefile.html e ser feliz.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,

    Parabéns pelo seu blog! Genial!
    Eu pratiquei o seu tutorial e consegui extrai das imagens SRTM (arquivo geotiff - Topodata do INPE) as curvas de nível (arquivo.sdf).Mas, não consigo utilizar as curvas de nível arquivo(.sdf) para gerar uma superfície no Civil 3D. Peço a sua ajuda,mais uma vez, para me tirar essa dúvida.
    Muito obrigada,

    Theonice Gomes
    Engenheira Civil
    Goiânia -GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theonice, bom dia!

      Obrigado, espero que o blog seja útil no seu dia a dia...

      Bom, a resposta não poderia ser diferente da enviada para o Anderson(acima):

      "Agora, para concluir os passos que estão no meu vídeo, que é gerar a elevação das curvas de nível e em formato .DWG, você deverá importar o arquivo .SDF gerado, através do comando MAPIMPORT.

      Aí, é só seguir os passos do vídeo: http://alexlibrelon.blogspot.com/2011/11/reprojetando-e-transformando-shapefile.html e ser feliz."

      Esta é a forma de trazer o SDF transformando em DWG com suas curvas na elevação assim, poderá utilizar normalmente no Civil 3D para gerar sua surface.

      Abraços!!!

      Excluir